FORMAÇÃO ACADÊMICA INICIAL DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS: TRÂNSITO DE/ENTRE LINGUAGENS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.596
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Palavras-chave:

Formação de professores, Formação Inicial, licenciatura, Educação Física

Resumo

Este trabalho relata uma experiência de formação que ocorre na proposta de estágio curricular supervisionado, parte fundamental da formação inicial de professores/licenciandos de Educação Física, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nas 585 horas destinadas às experiências de prática docente na escola de estágio, desafiamos os estudantes a produzir diferentes tipos de registros reflexivos das experiências vividas neste percurso formativo a partir de distintos tipos de linguagens, a saber: a linguagem escrita acadêmica formal; a produção de textos autobiográficos (chamados de “pipocas pedagógicas”); a linguagem fotográfica, por meio de narrativas visuais; e, por fim, a linguagem audiovisual, por meio da elaboração de pequenos vídeos.

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Publicado

2022-08-29

Como Citar

ALMEIDA JÚNIOR, A. S. de; OLIVEIRA, C. M.; GARIGLIO, J. Ângelo. FORMAÇÃO ACADÊMICA INICIAL DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS: TRÂNSITO DE/ENTRE LINGUAGENS. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 107–121, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i30.596. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/596. Acesso em: 17 jun. 2024.