Os planos curriculares de cursos em supervisão: um contributo para uma epistemologia da prática

Autores

  • Jane do Carmo Machado Universidade de Aveiro
  • Ana Isabel Andrade
  • Rui Neves

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.314
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Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre as possibilidades de construção de uma epistemologia da prática supervisiva a partir da análise da formação na área da supervisão, com incidência sobre os planos curriculares de cursos de Mestrado em Supervisão das Instituições de Ensino Superior (IES) Portuguesas. O estudo fundamenta-se em três perspetivas conceptuais orientadoras da ação supervisiva: i) a ação supervisiva como transformadora e emancipatória; ii) a articulação entre desenvolvimento profissional e interação colaborativa; iii) a supervisão e a construção de uma epistemologia da prática. Face às semelhanças dos planos curriculares de diversas Instituições de Ensino Superior Portuguesas em relação ao conteúdo programático, podemos sustentar que se defende uma proposta que oferece aos profissionais uma visão do campo da supervisão no terreno da prática, propiciando um espaço de desenvolvimento profissional a partir da reflexão sobre a prática educativa e/ou formativa.

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Publicado

2020-07-28

Como Citar

DO CARMO MACHADO, J.; ANDRADE, A. I.; NEVES, R. . Os planos curriculares de cursos em supervisão: um contributo para uma epistemologia da prática. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 135–150, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v12i24.314. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/314. Acesso em: 28 mar. 2024.