ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO: A INFLUÊNCIA DO PROFESSOR REGENTE NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA PROFISSIONAL DE EGRESSOS EM PEDAGOGIA

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DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.593
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Mots-clés :

Estágio supervisionado, Egressos de pedagogia, Professor regente

Résumé

O presente artigo objetiva analisar as contribuições formativas dos professores regentes no estágio curricular supervisionado do curso de licenciatura em Pedagogia para o exercício da docência dos estudantes egressos em seus primeiros anos de atuação profissional. Metodologicamente, a pesquisa se vincula à abordagem qualitativa, ao método de estudo de caso e à aproximação com a realidade através de questionários não-estruturados. A análise dos dados nos permitiu verificar que, apesar de ser cercada por movimentos de aproximações e distanciamentos, a relação estabelecida entre estagiários e professores regentes constitui-se como uma experiência formativa significativa para ambos. Os conhecimentos construídos durante o estágio e as ações desenvolvidas em colaboração tornam-se referências utilizadas de modo recorrente nos anos iniciais de exercício da profissão, reafirmando a importância dos estágios supervisionados no processo de construção identitária dos professores.

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Publiée

2022-08-29

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COSTA, E. A. da S.; CASTRO, M. C.; SILVA, J. P. G. da. ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO: A INFLUÊNCIA DO PROFESSOR REGENTE NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA PROFISSIONAL DE EGRESSOS EM PEDAGOGIA. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 77–89, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i30.593. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/593. Acesso em: 17 mai. 2024.