O ESTÁGIO CURRICULAR COMO ATIVIDADE MEDIADORA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CURSO DE PEDAGOGIA

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DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.621
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Palavras-chave:

Curso de pedagogia, Estágio curricular, Mediação, Atividade, Processo formativo

Resumo

O presente artigo trata do estágio curricular desenvolvido no curso de pedagogia, em uma instituição pública estadual paulista, implantado em 2002. Tem como objetivo analisar o estágio de didática II, apoiando-se em mediadores essenciais, tais como o diálogo, o pensamento crítico e analítico e a ação coletiva. Fundamenta-se no método do materialismo histórico-dialético, situando as categorias mediação e atividade, e utiliza o ensaio teórico como base metodológica na análise do referido tema. Considerar o estágio curricular como campo de conhecimento implica aferir-lhe um estatuto epistemológico que rompa com sua tradicional concepção, ou seja, a de ser atividade prática instrumental assentada em modelos que reduzem a atividade docente a um fazer artesanal. Conclui-se que a compreensão do estágio como elemento mediador do desenvolvimento docente, apresentada neste artigo, contribui para pensar a formação inicial do professor com base em perspectiva mais complexa e processual.

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Publicado

2022-08-29

Como Citar

RIVAS, N. P. P.; PEDROSO, C. C. A.; BEZERRA, D. R. dos S. O ESTÁGIO CURRICULAR COMO ATIVIDADE MEDIADORA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CURSO DE PEDAGOGIA. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 63–76, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i30.621. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/621. Acesso em: 6 maio. 2024.