O rosto oculto da Revolução Tranquila: o caso da abolição das escolas normais pelo olhar dos professores religiosos em Quebec-Canadá

Autores

  • Thérèse Hamel Université Laval – Québec- Canadá

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i20.239
Abstract views: 324 / PDF downloads: 198 / PDF downloads: 276

Palavras-chave:

Formação de Professores, Po´líticas educativas, Escola normal

Resumo

Este artigo trata da História da Educação no Quebec, em um  momento histórico da  educação muito tensa, mais cheia de significados para a formação de professores na região francófona do Canadá. Apresenta três atores importantes nesta cena: As Escolas Normais responsáveis pela formação de professores, a politica eucacional dos anos 60 após severas críticas a formação de mestre-escola no Québec e sobre as instituições católicas que fundaram e  trabalharam ao longo dos séculos XVIII ao XX com a formação de professores na região do Québec. O rosto oculto da Revolução Tranquila - o processo político instalado para cuidar dessa transição - o caso da abolição das escolas normais é investigada neste artigo a partir da visão dos professores religiosos em Quebec-Canadá.

Palavras-chave: Formação de Professores; Políticas Educativas; Escola Normal

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

ARCHIVES DE LA FÉDÉRATION DES ÉCOLES NORMALES, (sd), Service des Archives, Université du Québec à Montréal, 8P1/40 et 8P1/41.

ASSOCIATION DES RELIGIEUSES ENSEIGNANTES DU QUEBEC (AREQ). Mémoire à la Commission royale d'enquête sur l’'enseignement, juin 196.

BAUDOUX, Claudine «Effets de laïcisation et de mixité sur le nombre de femmes responsables d'établissements scolaires du Québec de 1958 à 1985. Revue des sciences de l'éducation, vol. XVII, no 1, 1991, p. 12-13.

BÉLANGER, Pierre W. «Educational Reforms in Quebec», dans Le TEPPERMAN Lorne et CURTIS, James, Readings in Sociology an Introduction, Toronto: Mc Graw. Ryerson limited, 1988, p. 554 à 565.

DUMONT, Micheline ; JEAN, Michèle ; LAVIGNE, Marie ; STODDART Jennifer (LE COLLECTIF CLIO), L'Histoire des femmes au Québec depuis quatre siècles, Montréal, Quinze, 1982.

FÉDÉRATION DES ÉCOLES NORMALES. Mémoire sur le statut des écoles normales et des scolasticats. 1962, Mémoire présenté à la Commission royale d’enquête sur l’enseignement dans la province de Québec.

FILION, Gérard. Le Devoir, 20 novembre 1987 cité dans GÉRIN-LAJOIE, Paul. «Combats d'un révolutionnaire tranquille. Propos et confidences, Montréal, Centre éducatif et commercial, 1989, 378 pages

HAMEL, Thérèse. Le déracinement des écoles normales: Le transfert de la formation de maîtres à la Université. Institut Québécois de Recherche sur la Culture. 1991, 231 pages

JANSON, Gilles Répertoire numérique détaillé du fonds de la Fédération des écoles normales, Service des archives, Université du Québec à Montréal, 1982.


LÉTOURNEAU, Jeannette. Les écoles normales de filles au Québec. Montréal, Fides, 1981.

MINISTERE DE I'ÉDUCATION. Commission royale d’enquête sur l’enseignement dans la province de Québec. 1962

MINISTERE DE I'ÉDUCATION. Rapport de la Mission de coordination des institutions de la Formation des maîtres, dans le cadre des universités el des cégeps. 1969, Pagination multiple, Annexes des diverses régions.

TURCOTTE, Paul-André. L'enseignement secondaire public des Frères éducateurs (1920-1970). Utopie et modernité, Montréal. Bellarmin, 1988, 220 pages.

Publicado

2019-07-12

Como Citar

HAMEL, T. O rosto oculto da Revolução Tranquila: o caso da abolição das escolas normais pelo olhar dos professores religiosos em Quebec-Canadá. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 181–194, 2019. DOI: 10.31639/rbpfp.v11i20.239. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/239. Acesso em: 19 abr. 2024.