Formação continuada para a diversidade étnico-racial: repercussões nas práticas pedagógicas dos professores da rede municipal de educação de Contagem/MG

Autores

  • Silvani dos Santos Valentim CEFET-MG
  • Jackson Almeida Leal Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET-

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.280
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Palavras-chave:

Formação de professores, Diversidade étnico-racial, Prática pedagógica

Resumo

Resumo: Este estudo objetivou analisar as repercussões do curso “Grupos de Trabalho: Educação para as Relações Étnico-raciais”, nas práticas pedagógicas dos professores da Rede Municipal de Educação de Contagem, MG, no período de 2012 a 2016. A pesquisa teve como referência metodológica a abordagem qualitativa e como estratégia o estudo de caso. Os instrumentos utilizados para levantamento de dados foram: a análise documental, questionário, entrevistas semiestruturadas e a observação participante. Os resultados obtidos evidenciaram a relevância do curso para os professores interlocutores deste estudo, visto que o formato de grupos de trabalho viabilizou a interação, uma rede de troca de informações, conhecimentos e experiências, oportunizando a estes ressignificar saberes que resultaram em práticas pedagógicas antirracistas.

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Publicado

2019-12-02

Como Citar

VALENTIM, S. dos S.; LEAL, J. A. Formação continuada para a diversidade étnico-racial: repercussões nas práticas pedagógicas dos professores da rede municipal de educação de Contagem/MG. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 31–44, 2019. DOI: 10.31639/rbpfp.v11i22.280. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/280. Acesso em: 28 mar. 2024.