Preâmbulo aos temas Gênero e Sexualidade na Formação Docente

Autores

  • Margareth Diniz Universidade Federal de Ouro Preto
  • Ana Guil Universidad de Sevilla

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.355
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Palavras-chave:

Formação Docente, Gênero, Sexualidade

Resumo

O que este dossiê sobre gênero e formação docente visa é recolocar em discussão no campo da formação docente uma categoria que tem sido invisibilizada, subsumida, pouco tratada no campo da educação, especialmente na formação docente, por meio de artigos que problematizem a categoria gênero e sexualidade na educação e na formação, trazendo à tona a categoria, interrogando sua pregnância binarista nos discursos e na atuação de professoras e professores ao perpetuar premissas de ensino e aprendizagem que poderão, por um lado, estar comprometidos com o discurso de ódio, da escola sem partido[1], ou, por outro, rumo à defesa da pluralidade de gêneros, dos direitos à diferença e à diversidade e suas performances, sem que sofram  rechaço e segregação de seus corpos.

 

 

  

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Publicado

2020-07-28

Como Citar

DINIZ, M.; GUIL, A. . Preâmbulo aos temas Gênero e Sexualidade na Formação Docente. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 13–26, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v12i24.355. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/355. Acesso em: 16 abr. 2024.