Os Cursos de Licenciatura em Pedagogia das Universidades Públicas do Estado do Paraná

  • Susana Soares Tozetto UEPG
  • Melissa Rodrigues da Silva,
  • Thaiane de Gois Domingues,

Resumo

O presente trabalho, tem como temática discutir sobre os objetivos dos cursos de Pedagogia, bem como o perfil dos licenciados das Universidades públicas do Paraná. O estudo teve início a partir de discussões e levantamentos realizados no Grupo de Pesquisa sobre o Trabalho Docente (GEPTRADO), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A pesquisa transcorreu a partir da análise documental dos Projetos dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia de oito universidades com treze unidades, e teve como objetivo compreender qual o perfil dos docentes formados por essa licenciatura, bem como quais são os objetivos do curso. Os procedimentos teórico-metodológicos adotados norteiam-se em princípios da pesquisa qualitativa, na análise documental e análise comparativa dos cursos. O acesso aos documentos se deu pelos websites das Universidades. Os resultados da análise, até o momento, foram significativos, acentuando-se como avanços algumas estratégias metodológicas e atuações que privilegiam a atuação do docente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Percebe-se nos projetos dos cursos uma formação preocupada com a Educação Básica e comprometida com a docência. É evidente nos projetos o compromisso com uma formação justa e democrática, que valoriza a pesquisa, a relação da teoria com a prática e a interdisciplinaridade. Notou-se ainda nos projetos dos cursos a valorização da formação do professor pesquisador, crítico e criativo.

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Biografia do Autor

Melissa Rodrigues da Silva,

Mestre em Educaçao e doutoranda do PPGE/UEPG

Docente do curso de Pedagogia da UEPG

Referências

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Publicado
02-09-2019
Como Citar
TOZETTO, S. S.; SILVA, M. R. DA; DOMINGUES, T. DE G. Os Cursos de Licenciatura em Pedagogia das Universidades Públicas do Estado do Paraná. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 11, n. 21, p. 41-56, 2 set. 2019.